Um pouco sobre futebol, amizade e brasilidade

21/04/2020

Primeiramente, fique em casa. Se precisar sair, use máscara de proteção. Lave as mãos!

 

São tempos difíceis sem o nosso Cruzeiro em campo para nos alegrar um pouquinho nas tardes de domingo. Mas diante do caos sanitário essa questão é secundária. Logo vai passar e logo voltaremos a ver aquele manto azul em campo, voltaremos a encontrar os amigos, abraçá-los, comemorar gols e vitórias. Essa talvez seja a pior parte desse isolamento, a distância forçada das coisas e das pessoas que gostamos. Parece até que perdemos um pouco da nossa brasilidade, falta aproximação.

O futebol é um dos maiores patrimônios da brasilidade, sendo grande ferramenta de demonstração da amizade e da lealdade. Eu mesmo já perdi as contas de quantos amigos e amigas fiz pelo futebol. Pessoas que vieram, deixaram seu legado e depois naturalmente nos distanciamos. Muitos chegaram, a amizade começou tímida e com o tempo se fortaleceu. Tornaram-se amizades duradouras, íntimas, coisa de família.

 

Desde que frequento o meio do futebol, em bares, excursões, estádios, grupos de debates e tudo que o cerca tenho feito amizades. E quando os leigos me questionam sobre a violência que cerca o nosso esporte predileto eu não consigo me recordar de inimizades causadas pelo futebol em minha vida, é tudo uma questão de sintonia de interesses, ou a falta dela. Nada pessoal.

 

Eu me lembro mesmo é das amizades, firmadas nos concretos de uma arquibancada, nas calçadas da minha BH, dividindo um tropeiro e rachando uma Coca. Amizade construída naquele dia difícil em que um gol amenizou a dor de um amigo pela perda tão recente. Aquele abraço naquele rolê que afagou a depressão e deu ânimo para enfrentar mais uma semana. Lealdade construída durante longas horas de convivência em uma viagem para ver o time do coração no maior estádio do mundo. É algo que só quem vive, ou já viveu, sabe do que se trata. E isso está fazendo falta. É futebol, é brasilidade, é amor ao próximo.

 

Abraços aos amigos e amigas...

 

 

Por: Ezequiel Silva - @AraraquarAzul
Imagens: André Araújo - _andrelaraujo

Edição: Renata Batista - @Re_Battista

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe sua crítica, elogio ou sugestão para que possamos melhorar sempre!

Fale Conosco