• João Chiabi Duarte

América 2x3 Cruzeiro: Vitória com direito a TRIPLETE de FRED

Mundo Azul,


Que lições tirar de Cruzeiro 3 x 2 América-MG – O jogo começou em ritmo acelerado no Horto, porém, nos primeiros 15’ as defesas levaram a melhor sobre os ataques, com o Cruzeiro fazendo muitos desarmes, mas, falhando na troca de passes.

Nesta fase do jogo, tivemos 2 chegadas importantes. O Cruzeiro com Marquinhos Gabriel após grande passe de Robinho e o América com um chutaço de Christian do meio da rua que quase surpreende Fábio.


Mas, na 1ª chance que teve apareceu o poder de conclusão de Fred e também seu posicionamento inteligente e a leitura precisa da jogada se colocando onde o centro de Egídio iria deixa-lo à vontade para abrir o marcador e dançar o piscininha ao lado de Egídio. Destacar o bom passe de Rafinha que criou a chance de gol, achando Egídio nas costas da defesa.


O gol obrigou ao América sair um pouco de trás, porém, a marcação do Cruzeiro era perfeita, sem deixar espaços. E de nossa parte, a bola rondava a área americana, mas, embora com boas trocas de passes, o 1º tempo terminou, com poucos chutes a gol : 6 x 6, porém, apenas uma bola de cada lado tenha tido a direção do gol adversário.


E veio a etapa final e logo de cara Robinho desarmou o bom volante americano e deixa Fred na cara do gol para fazer 2 x 0 para o Cruzeiro aos 6’ da etapa final... A briga nas assistências para gol no Cruzeiro continua forte com Egídio, Robinho, Fred e Marquinhos Gabriel.


Se o América não conseguia entrar tocando a bola, achou o gol numa cobrança de corner, quando o beque Diego Jussani veio na corrida, tomou grande impulso e subiu mais alto que Léo e Egídio, fazendo uma cabeçada no ângulo de Fábio, que nada poderia fazer. América 1 x 2 Cruzeiro, aos 11’ da etapa final.


O gol animou o time americano, o Cruzeiro perdeu momentaneamente o controle da partida, mas, o time do coelho não conseguiu transformar a vantagem em gol, ao contrário.


Eram 25’ quando Dedé lança uma bola esticada da defesa. Marquinhos Gabriel correu demais e alcançou

a bola antes da linha de fundo e mais que isto, cruzou na medida para Fred que fez novamente gastou só um toque na bola para fazer o gol. Cruzeiro 3 x 1 América (Foto: Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro). Fred marca o seu 10º gol no campeonato mineiro, assumindo a artilharia isolada da competição. Além disto, faz seu 1º triplete após a volta e o 6º com a camisa do Cruzeiro.




Fico imaginando os nossos amigos Luiz Henry14 que apostou comigo e com o Alex Kim que o Fred não iria fazer 30 gols no ano...E depois da aposta o Fred já fez 7 gols, tem 10 gols e o nosso colega descrente vai ter que nos servir Coca Zero (para mim) e Stella Artois (para o Alex Kim), bico seco e em pose de garçom, logicamente dispensado de vestir preto e branco...


Mano Menezes fez as mudanças de praxe colocando Sassá, Jádson e Popó em campo, para lhes dar ritmo de jogo. Mas, aos 38’ da etapa final, o atacante Jonas Belusso, diminuiu o placar para 3 x 2 dando números finais à partida.


Agora o América para chegar à final terá que derrotar o Cruzeiro no Mineirão por 2 gols de diferença, o que normalmente não é tarefa fácil.


O VAR foi consultado e validou todos os gols e não caiu na conversa fiada do maior cavador de pênaltis do futebol atual (Neto Berola).


A arbitragem do carioca Marcelo de Lima Henrique pode ser considerada excelente.


A SÚMULA DO JOGO: AMÉRICA-MG 2 X 3 CRUZEIRO


♦ Motivo: jogo de ida – fase semifinal – campeonato mineiro de 2019

♦ Data, Local, Horário: 31/10/2019, Independência, Belo Horizonte, 16:00 h

♦ Gols: Diego Jussani a 56’ e Jonatas Belusso a 83’(AME); Fred a 17’, 51’ e 70’(CRU).

♦ Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique + Bruno Boschilia e Felipe Alan Costa de Oliveira

♦ Cartões amarelos: França a 74’(AME); Robinho a 47’, Egídio a 82’ e Orejuela a 89’ (CRU)

[endif]--♦ Árbitros de vídeo (VAR): Wagner do Nascimento Magalhães / Carlos Berkenbrock

Nota: Todas as decisões do trio de arbitragem foram corroboradas pelos árbitros de vídeo, que acabaram elogiados por ambas comissões técnicas. Imagem: Juarez Rodrigues/EM D.A Press).

♦ Público Pagante: 6.746 (o Cruzeiro adquiriu a carga de 2.200 ingressos)

♦ Renda: R$ 99.035,00 (ticket médio = R$ 14,68)


América-MG: Fernando Leal; Ronaldo, Paulão, Diego Jussani e João Paulo; Christian e Zé Ricardo; Marcelo Toscano (Jonatas Belusso a 76’), Matheusinho (França a 69’) e Felipe Azevedo (Neto Berola a 46’); Júnior Viçosa. DT: Givanildo Oliveira


Imagem: Twitter Oficial do América






Cruzeiro: Fábio, Orejuela, Dedé, Léo e Egídio; Lucas Romero e Henrique; Robinho, Marquinhos Gabriel (Jádson a 67’) e Rafinha (Popó a 84’); Fred (Sassá a 80’). DT: Mano Menezes.



Imagem: Twitter Oficial do Cruzeiro






Que lições tirar deste jogo? – O nosso ataque voltou a produzir bem fazendo 3 gols e agora tem 30 gols em 13 partidas do Mineiro (média de 2,31 gols/jogo), por outro lado a defesa sofreu apenas 7 gols (média de 0,54 gols/partida), sendo 4 gols em janeiro, 1 em fevereiro e 2 em março, uma média excelente para nosso sistema defensivo.


Conhecendo Mano Menezes ele vai chamar a turma no curé por tomar 2 gols de bola parada neste jogo. Exatamente, por não tirar o espaço do adversário e desatenção na marcação, embora tanto Matheusinho, quanto João Paulo tenham sido felizes nas cobranças.


A capacidade de conclusão a gol de Fred é ainda excepcional, sendo mesmo um fator de suma importância no elenco cruzeirense de 2019. Também cumpre destacar que nas 3 posições de sustentação ofensiva Mano Menezes poderá usar: Thiago Neves, Rodriguinho, Marquinhos Gabriel, Robinho, Rafinha, David, Raniel, Jádson e até mesmo Popó ou Sassá, juntos com Fred dependendo da situação de jogo. São várias opções, de características diferentes que tornam o time capaz de mudar o ritmo do jogo. O Cruzeiro tem feito bom uso da posse de bola, não fazendo jogo modorrento, sem iniciativa, com volume na transição, embora na etapa inicial tenha abusado dos erros de passe.


Importante lembrar que tanto Egídio ou Dodô (esquerda) como Edílson ou Orejuela (direita) também aparecem constantemente nas ações ofensivas, abrindo as defesas adversárias e criando os espaços para as infiltrações dos meias-atacantes, característica de equipes com movimentação inteligente. Fred por vezes retrai e serve aos colegas, exatamente nos espaços criados por usa movimentação inteligente.


Com Marquinhos Gabriel e David o Cruzeiro ganhou a jogada de drible do um contra um, das tabelas em progressão, que têm sido fundamentais nas construções de jogadas de gols do Cruzeiro. No jogo de hoje, os 3 meias que iniciaram a partida participaram nos 3 gols de Fred, o que é bom sinal.


Claro que é apenas começo de temporada, mas, isto denota o bom grupo que Itair Machado deixou à disposição de Mano Menezes. Vejam as trocas feitas no elenco de 2019 :

- Ezequiel x Orejuela

- Patrick Brey x Dodô

- Bruno Silva x Jádson

- Mancuello x Marquinhos Gabriel

- Arrascaeta x Rodriguinho

- Barcos x Fred (praticamente não atuou em 2018)

- Manuel x Fabrício Bruno (reintegrado ao elenco)

- Marcelo x Popó (troca de atacante da base)


Vou deixar para falar do sistema defensivo na próxima coluna, mas, em minha avaliação o grupo deste ano é bem mais encorpado que o do ano passado.


As homenagens da coluna de hoje vão para: Alex Kim, Luiz Henry14, Karla Mota Mendes, Douglas Ribeiro, Leandro Aguiar, Diego Fonseca, Léo Bastos, Giane Alves, Lenna Lopes, Kelly do Cruzeiro e Ramon Souza. E para comandar este timaço, convoco o Henrique Borges como treinador, pois as qualificações dele são de excelência (conhece muito de futebol).


E de Conceição do Mato Dentro e Região (só meninas): Ana Maria Ferreira Oliveira, Jane Barros, Zizi Quintão, Rúbia Santa Bárbara Rodrigues, Nanda & Duda Mattos, Ieda Tomazzi, Renatinha Guimarães, Silma Guerra, Jussara Utsch e Luiza Martini Ribeiro. E para comandar este timaço convoco Rita Silveira, uma grande cruzeirense que também é fã do Fred.


Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido!


Por: João Chiabi Duarte - @JoaoChiabDuarte

![endif]--![endif]--

Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe sua crítica, elogio ou sugestão para que possamos melhorar sempre!

Fale Conosco