• DebateZeiros Cruzeiro

Cruzeiro 2x0 Grêmio. Pontos positivos

Mais um Cruzeiro x Grêmio. Desta vez, pela questionável Primeira Liga. As esquipes se enfrentaram na noite de ontem para um já esperado público pequeno. Por ser um torneio sem atrativos, ambas enviaram times alternativos. Mano Menezes escalou: Rafael; Lennon, Digão, Arthur e Bryan; Nonoca e Lucas Silva; Robinho, Arrascaeta e Rafael Sóbis; Raniel. O Grêmio iniciou com Leo Jardim; Leonardo Gomes, Rafael Thyere, Bruno Rodrigo e Conrado; Kaio, Machado, Esperon, Patrick e Jean Pyerre; Beto da Silva.

Arrascaeta: Pesadelo da defesa do Grêmio

Créditos de Imagem: Washington Alves - Agência Light Press

Com um time muito modificado, era natural que o Cruzeiro sentisse a falta de entrosamento. Mesmo com Robinho, Arrascaeta e Sóbis, que já atuaram juntos inúmeras vezes, o Cruzeiro não conseguia criar boas jogadas no ataque. Os garotos do Grêmio, por sua vez, mostraram um pouco mais de entrosamento. Jogando na defensiva e esperando para sair no contra-ataque, conseguiram fazer boas trocas de passes na transição para o ataque, mas não levavam real perigo do gol de Rafael. Após um erro de Nonoca e Bryan, o Grêmio teve a primeira chance do jogo, aos dez minutos, para uma defesa tranquila de Rafael.

Percebendo a ineficiência do Cruzeiro, Mano Menezes alterou o posicionamento do time. Inicialmente em um 4-2-3-1, com apenas Raniel à frente, o time passou a jogar em um 4-3-3. Robinho, que começara pela direita, passou a atuar mais centralizado. Arrascaeta, pelo lado esquerdo e Rafael Sóbis na direita. A mudança foi surtindo efeito, mesmo esbarrando em vários erros de passe, principalmente de Bryan, Nonoca e Lucas Silva, e o Cruzeiro passou a incomodar mais a defesa gremista. Arrascaeta perdeu uma grande chance aos 32 e Raniel poderia ter marcado em um belo chute de fora da área aos 42, defendido por Leo Jardim. Houve um lance em que o Cruzeiro pediu pênalti, mas esta foi apenas uma das lambanças da arbitragem no jogo.

Para o segundo tempo, o treinador do Grêmio promoveu a entrada de Dionathã em lugar de Esperon, dando mais ofensividade aos visitantes. Mano, como de costume, não fez alterações no intervalo. O Grêmio continuou a apostar na saída rápida para o contra-ataque, enquanto que o Cruzeiro mantinha a posse de bola e criava chances de gol. Aos 14, o Grêmio trocou Patrick, jogador de muita habilidade, por Dudu. Poucos minutos depois, Sidney Lobo trocou Sóbis, que teve duas boas jogadas no segundo tempo, por Alisson. Mano Menezes havia sido expulso minutos antes.

Com o ataque “quase titular” era natural que o Cruzeiro não sofresse com a falta de entrosamento e conseguisse romper a defesa gremista. Como os laterais deixaram muito a desejar, Arrascaeta se tornava a principal arma do time. Conduzindo muito bem a bola e mostrando muita habilidade em dribles curtos e servindo o ataque. Aos 25, Sidney trocou Lucas Silva por Sassá. Mesmo expondo a defesa, a alteração deixou o time com dois centroavantes em campo. Com a mobilidade de Sassá e Raniel, o time sufocou o grêmio em seu campo de defesa, parando apenas em erros de finalização e boas defesas do goleiro Leo Jardim. O Grêmio chegou a encontrar espaços no contra-ataque, mas em apenas duas oportunidades levou perigo ao gol de Rafael.

Aos 35 houve uma troca na zaga: Saiu Arthur, com câimbras, para entrada de Murilo. Quando o jogo caminhava para um 0x0 e pênaltis, Raniel, com muito oportunismo balançou as redes. Em um rebote da zaga, Sassá pegou na grande área e passou entre dois marcadores e bateu pro gol. Bruno Rodrigo tentou interceptar o chute e a bola sobrou para Raniel já dentro da pequena área. Do jeito que deu, o atacante puxou uma maia bicicleta e a bola morreu no cantinho das redes. Com o gol sofrido, os garotos do Grêmio se lançaram ao ataque e, após um contra-ataque, o Cruzeiro marcou o segundo. Pela direita Sassá bateu cruzado e Arrascaeta, que havia iniciado a jogada pela esquerda, apenas escorou pro gol. 2x0 e conta fechada.

Opinião #DebateZeiros: Mano aproveitou o jogo para dar chances a jogadores sem espaço e para dar ritmo de jogo à Raniel, Sóbis, Robinho e Arrascaeta. Sóbis, que não vem bem, até acertou algumas jogadas, mas pagou pela falta de entrosamento com os laterais. Ainda sim, o camisa 7 não parece estar em uma condição física ideal. Robinho passou atuar melhor quando pelo meio, mas longe de fazer uma partida de encher os olhos. Jogou cerca de uma hora e com certeza vai para a final. Arrascaeta, mesmo considerando a ingenuidade dos marcadores do Grêmio, fez uma partida excelente atuando aberto na esquerda. É uma excelente opção para aquela faixa de campo. Para o próximo jogo, (contra o Londrina, fora de casa no Domingo) mano deve levar integralmente reservas. O Flamengo, eliminado, descansa até a partida do dia 07.

A primeira Liga é um torneio no mínimo questionável. Nascida com idéias de independência dos clubes, não emplacou como a extinta Copa Sul-Minas, que rivalizava com o Torneio Rio-São Paulo. O extenso calendário do futebol brasileiro e a proximidade de datas com compromissos importantes de Copa do Brasil e Taça Libertadores, faz com que os clubes levem sempre times alternativos. Em consequência disso: Pouco Público e pouco patrocínio. Parabéns para nós, poucos, mas corajosos e barulhentos 5708 pagantes no Mineirão. #AvanteCruzeiro

FICHA TÉCNICA – CRUZEIRO 2x0 Grêmio

🏆 Primeira Liga - Quartas de Final 🏆

Data: 30/08/2017

Horário: 21h45

Local: Mineirão

PÚBLICO E RENDA

Presentes: 7.545

Pagantes: 5.708 pagantes

Renda: R$ 69.343,00

CRUZEIRO

Rafael; Lennon, Arthur (Murilo, aos 34’ do 2ºT), Digão e Bryan; Nonoca, Lucas Silva

(Sassá, aos 24’ do 2ºT), Robinho e Giorgian De Arrascaeta; Rafael Sóbis (Alisson, aos 21’ do 2ºT) e Raniel.

Técnico: Mano Menezes.

GRÊMIO

Léo Jardim; Leonardo, Rafael Thyere, Bruno Rodrigo e Conrado; Kaio, Machado,

Patrick (Dudu, aos 13’ do 2ºT), Esperon (Dionathã, no Intervalo) e Jean Pyerre; Beto da Silva

(Batista, aos 41’ do 2ºT).

Técnico: Felipe Endres

Gols:

Raniel, aos 42' do 2ºT

Arrascaeta, aos 47' do 2ºT

Arbitragem: Paulo Roberto Alves - PR

Assistente 1: Victor Hugo Imazu - PR

Assistente 2: Rafael Trombeta - PR

Cartões Amarelos:

Arthur e Raniel;

Machado.

Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe sua crítica, elogio ou sugestão para que possamos melhorar sempre!

Fale Conosco