• Giane Alves

Pré-jogo: Cruzeiro x River Plate

Salve, Nação Azul!


Hoje é o grande dia!


O Cabuloso vai a campo logo mais, às 19h15, para enfrentar o River Plate em jogo válido pelas oitavas de final da Libertadores. Depois do empate em 0 a 0 no Monumental, o Cruzeiro precisa de uma vitória por qualquer placar para avançar na competição. Um novo empate sem gols leva a decisão para os pênaltis, e qualquer igualdade com bola na rede dá a vaga para os argentinos.

Arte: William Silva - @wiilbg. Foto original: Bruno Haddad


Para bater os Millionarios, a Raposa terá que superar o momento não tão positivo na temporada. Já são 5 jogos sem vitória e sem marcar gols, justamente o que a equipe celeste precisará fazer esta noite. Além disso, o Cabuloso terá a missão de quebrar um tabu bastante incômodo: são 6 eliminações cruzeirenses na Libertadores para times argentinos.


Por outro lado, a equipe celeste tem ampla vantagem em confrontos contra o River. Foram 10 vitórias, um empate e quatro derrotas. Em disputas de mata-mata o placar mostra 5x1 a favor do Cruzeiro, com vitórias na Libertadores de 1976, Supercopa de 1991, Supercopa de 1992, Copa Mercosul de 1998 e Recopa Sul-Americana de 1998. O único revés estrelado foi na Libertadores de 2015.


Em entrevista coletiva nesta semana, Mano Menezes prometeu um jogo mais ofensivo na Toca 3. “Se tivéssemos dois lugares para decidir o jogo e arriscar mais, seria em Buenos Aires ou em Belo Horizonte? Foi isso que decidi. E provavelmente, se vocês estivessem no meu lugar, decidiriam a mesma coisa. Então temos que reconhecer e parar com esse negócio. O lado de lá tem muita qualidade e nós temos de respeitar isso”, declarou o treinador.


O técnico cruzeirense deverá ter problemas para escalar a equipe. O meia Robinho, substituído no intervalo do jogo de ida, tem reclamado de desgaste muscular e dificilmente reunirá condições para iniciar a partida. Outro que também não está 100% é o armador Thiago Neves, que ainda sente dores na panturrilha direita. Entretanto, o jogador deverá constar na relação dos titulares.


Por conta da possível ausência de Robinho, Mano Menezes tem duas opções. A primeira seria deslocar Marquinhos Gabriel para a direita e apostar em David no ataque, ao lado de Pedro Rocha, o que deixaria a equipe mais ofensiva. A segunda, e mais provável, é apostar em uma trinca de volantes com Ariel Cabral, Henrique e Romero, sendo que este último possivelmente atuaria mais para o lado direito, junto com Orejuela.


O River Plate vem a Belo Horizonte também com mudanças na equipe. O treinador Marcelo Gallardo poderá promover até cinco alterações em relação ao time do primeiro jogo, com destaque para a volta de Lucas Pratto e a entrada do experiente volante Ponzio.


A China Azul, como de praxe, irá lotar a Toca 3 para empurrar o Cruzeiro rumo a mais um etapa pelo sonho do Tri da Libertadores. É chegado o momento de provar que o foco nas Copas realmente valeu a pena. E está na hora de fazer os argentinos lembrarem quem é La Bestia Negra das Américas.


VAMOS RECONQUISTAR SANTIAGO!


Simboraaaaaa Cruzeirão Cabuloso!



INFORMAÇÕES DA PARTIDA


🏆 Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores

📌 Local: Mineirão - Belo Horizonte/MG

📆 Data/hora: Sábado, 30 de julho de 2019, às 19h15


📺 Transmissão: Sportv


🚩 Árbitro: Roberto Tobar (CHI)

🚩 Assistentes: Claudio Rios e Alejandro Molina (CHI)

💻 Árbitro de vídeo: Nicolas Gallo (COL)


Prováveis escalações:


Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Lucas Romero, Thiago Neves e Marquinhos Gabriel; Pedro Rocha. Técnico: Mano Menezes


River Plate: Armani; Montiel, Rojas, Martínez Quarta e Casco; Ponzio, Nacho Fernández, Enzo Pérez, Palacios; Lucas Pratto e Suárez (Borré). Técnico: Marcelo Gallardo




Por: Giane Alves - @gianeaalves

Edição: Renata Batista - @Re_Battista