• Vinicius Matias

Conquista do Bicampeonato da Libertadores da América

“Temos páginas heroicas e imortais.”


Com esse trecho do hino do nosso amado Cruzeiro, que trago a vocês como o dia de hoje foi inesquecível para o clube e para toda China Azul.

GOTTARDO ERGUE A TAÇA DA LIBERTADORES EM 1997. FOTO: CRUZEIRO


Há 21 anos atrás, o Cruzeiro conquistava o Bicampeonato da Libertadores de 1997. Uma conquista que passou pelos gols de Palhinha, as defesas de Dida, e terminou com um chute improvável de direita de Elivélton.


Foi umas das gerações mais vitoriosas da história do clube. A “La Bestia” era temida em todo continente sul-americano. E há quem pensa que foi fácil! Não foi mesmo. No começo da competição, o Time Celeste perdeu os três primeiros jogos do Grupo: 2 a 1 para o Grêmio, no Mineirão; e 1 a 0 diante dos peruanos Alianza Lima e Sporting Cristal, em Lima-PER.


A arrancada para o título veio com a chegada de Paulo Autuori, que na época (havia substituído Oscar Bernardi no comando técnico). Começou com vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, no Olímpico, em 12 de março. Seis dias depois, a próxima vitória foi pra cima do Alianza Lima: 2 a 0. Em 11 de abril, mais uma vítima, dessa vez contra o Sporting Cristal: 2 a 1. O Cruzeiro terminou o Grupo 4 na segunda posição, com nove pontos.


Nos confrontos eliminatórios, veio as emoções dos pênaltis, até porque o Cruzeiro tinha Dida, especialista no assunto. O arqueiro celeste encaixou a cobrança do equatoriano Chalá, do El Nacional, e garantiu a vitória estrelada por 5 a 3. O time passou pelo Grêmio nas quartas de final no tempo normal, mas nas semifinais voltou a decidir a vaga nos penais. Dida defendeu duas cobranças dos chilenos Basay e Espina, do Colo Colo, e os batedores cruzeirenses: Ricardinho, Donizete, Fabinho e Marcelo Ramos, marcaram para a raposa e o placar terminou 4 a 1.


Na finalíssima, o Cruzeiro encontrou um velho conhecido, o Sporting Cristal, que deixou pelo caminho os argentinos Vélez e Racing, além do boliviano, Bolívar. O favoritismo era todo do Time Celeste. Mas ninguém disputa final de Copa Libertadores em vão.


A decisão foi em dois jogos. Na ida, os clubes fizeram jogo aberto e criaram boas chances, mas não saíram do empate em Lima no Peru. Na volta, em 13 de agosto, o confronto ficou mais tenso. E foram os peruanos que tiveram a grande oportunidade, aos 20 minutos do segundo tempo. Solano cobrou falta, chutando forte e Dida deu rebote. Na sobra, Julinho teve tudo para fazer o gol, mas o goleiro do Cruzeiro conseguiu se recuperar e defendeu com a perna direita. Dez minutos depois, o iluminado Elivélton se eternizou como protagonista e marcou, num chute fora da área o gol do título.

Cruzeiro: Gol de Elivelton - final Libertadores 1997, Mineirão

Esta foi mais uma conquista que vai ficar marcada para todos nós. Na verdade um clube de futebol foi feito pra ganhar títulos, e isso o Cruzeiro tem de sobra. Carregar este escudo no peito não é só uma responsabilidade. É motivo de muito orgulho!


Nossa tradição foi escrita em páginas heroicas e imortais e foram escritas com suor, raça, ousadia e talento. Somos Campeões por essência!!!


FICHA DO JOGO


CRUZEIRO 1 x 0 SPORTING CRISTAL (PER)


📆Data e horário: 13/08/1997, quarta, às 21h50 - Mineirão em Belo Horizonte

💰Público e renda: 95.472 (R$ 888.072,50)

🚩Arbitragem: Javier Castrilli/ARG (Luis Olivetto/ARG e Gerardo Bertoni/ARG)

⚽Gol: Elivélton 75’

CA: Fabinho/37’, Nonato/70’ (C); Solano/30’, Rivera/66’ (S)


Cruzeiro: 1-Dida, 2-Vitor, 16-Gelson, *22-Gottardo, 6-Nonato, 5-Fabinho, 8-Ricardinho (19-Da Silva/72’), 15-Donizete, 10-Palhinha, 23-Marcelo Ramos, 20-Elivelton.

Suplentes: 12-Jean, 4-Célio Lúcio, 18-Alex Mineiro, 25-Tico e Da Silva.

Técnico: Paulo Autuori


Cristal: 1-Julio Cesar Balerio, 4-Jose Soto, 19-Manuel Marengo, 2-Marcelo Asteggiano, 15-Erick Torres (5-Roger Serrano/83'), *6-Pedro Garay, 7-Nolberto Solano, 16-Julio Rivera, 20-Prince Amoako (8-Alfredo Carmona/57'), 11-Julinho, 18-Luis Alberto Bonnet (22-Ismael Alvarado/86').

Técnico: Sérgio Markarian


Por: Vinícius Matias - @viniciusmatias1

Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe sua crítica, elogio ou sugestão para que possamos melhorar sempre!

Fale Conosco