Nasce o Cruzeiro Esporte Clube
Em um dia 7 de outubro, lá no ano de 1942, nascia o Cruzeiro Esporte Clube. Um decreto presidencial baixado meses antes desta data determinou que nenhuma instituição brasileira fizesse referência aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), inimigos do Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial. Perseguições aos colonos italianos que viviam em Belo Horizonte viraram rotina, e com o Palestra Itália não seria diferente. Sócios, jogadores, dirigentes e torcedores sofriam retaliações por parte dos brasileiros. Um período conturbado para a história do clube dos italianos, que não era bem quisto na capital mineira desde a fundação quando enfrentou de igual para igual os grandes clubes da cidade à época e conquistou 5 títulos estaduais mesmo antes de 1942.
A guerra e a possibilidade do Palestra ter que mudar de nome eram bem vistas pelos rivais, que enxergaram a oportunidade de finalmente acabar com um adversário indigesto. Mas os conselheiros à época tiveram pulso firme e seguraram o clube mesmo com as discordâncias internas sobre mudar ou não de nome. Coube ao ex-presidente Oswaldo Pinto Coelho sugerir uma ideia agradável a todos. Decidiu mostrar ao governo de Getúlio Vargas que o clube era brasileiro e patriota adotando o grande símbolo do Brasil, a constelação do Cruzeiro do Sul.
Mas ao mesmo tempo, Pinto Coelho acalmou os ânimos dos italianos mais exaltados sugerindo uma camisa idêntica à da seleção italiana. A camisa azul, a constelação do Cruzeiro do Sul bordada no lado esquerdo do peito e muita força de vontade, nascia assim um clube que seria um dos maiores do Brasil.
O 7 de outubro merece ser comemorado como o 2 de janeiro, pois neste dia o Cruzeiro mostrou que mesmo diante das maiores dificuldades o clube conseguiu se unir e se tornar ainda maior. Neste dia, o Palestra Itália deixou de ser um clube da colônia italiana de Belo Horizonte e passou a ser o Cruzeiro, um gigante do Brasil e do mundo. Viva o Cruzeiro!
Abraço aos amigos e amigas!
Evolução do Escudo
Ao longo do tempo, os escudos do Clube evoluíram e mudaram com base no seu estatuto. Alguns detalhes como o posicionamento das estrelas mudou, tanto para o escudo fechado quanto para as estrelas soltas no caso de uniformes. No final de 2015 funcionários do Clube pesquisaram antigos estatutos para atualizar as informações sobre antigos escudos.
Fonte: CruzeiroPedia
Por: Ezequiel Silva - @AraraquarAzul
Edição: Renata Batista - @Re_Battista
Comments