• Ezequiel Silva

Cruzeiro 100 anos!

Meu querido Cruzeiro, no dia do seu centésimo aniversário de fundação eu venho aqui declarar a minha admiração por você. Primeiramente, saiba que é sempre um orgulho falar, escrever, cantar, viver, pertencer a você. As suas conquistas, a sua grandeza, a sua importância na vida de tantas pessoas são imensuráveis. Vestir a sua camisa é sempre uma honra, sempre! Nunca será uma vergonha defender as suas cores, seja em que fase for, pois todo amor é imperfeito mas ainda assim é amor.

Meu grande amigo do Barro Preto que nasceu do sonho dos imigrantes italianos e que logo conquistou o coração da maioria dos mineiros, que arrasta multidões da cidade, da favela e do interior. Você, que um dia surgiu na minha vida com seu escudo azul, sua camisa estrelada e uma vocação para ganhar títulos que me hipnotizou e que desde então decidi te seguir diariamente.

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro


Não houve um dia sequer nas últimas duas décadas e meia que eu não parei ao menos um momento do dia para conferir como andavam as coisas com você, meu parceiro. Seja no bom e velho rádio de pilha lá na zona rural de Bom Jesus do Amparo, seja folheando um jornal na mesa do bar da Boa Vista, seja assistindo suas notícias e seus jogos na pequena TV de casa... estava lá eu procurando notícias suas, querendo saber se você estava bem, sonhando com o dia que eu te assistiria ao vivo e em cores no Mineirão. Ainda recordo com lágrimas nos olhos a primeira vez que subi aquelas arquibancadas de concreto e vi a sua camisa estrelada em contraste com o belo verde do gramado da Pampulha. É também com muita emoção que me vem a lembrança de cada título, gol e jogos memoráveis que assisti ali e Brasil afora.


Você é mais que um clube, Cruzeiro. É parceria. Uma parceria que me curou de períodos depressivos. Um amigo que me deu alegrias nos piores momentos da minha vida. Uma amizade que me trouxe outras belas amizades. E como em uma boa amizade, agora eu busco - e tanta gente também - tirar você da sua depressão e do pior momento da sua vitoriosa existência.

Seguir você neste momento é para os fortes, para os que devem algo relevante a você, aqueles que conhecem as suas fraquezas e acima de tudo as suas virtudes. Ser seu torcedor neste momento exige algo maior, um amor inexplicável que só uma verdadeira amizade é capaz de concretizar. Você já me deu muito Cruzeiro, agora eu tento te dar forças e retribuir por tudo. Finalmente, que essa data seja totalmente sua e que seus problemas sejam esquecidos por pelo menos 24 horas. Que hoje possamos te celebrar mais do que nunca. Um abraço, meu amigo.


Por: Ezequiel Silva - @AraraquarAzul

Edição: Renata Batista - @Re_Battista