• DebateZeiros Cruzeiro

Grêmio 1x0 Cruzeiro: Muito discurso, pouco resultado.

Grêmio e Cruzeiro se enfrentaram na noite de ontem na Arena do Grêmio. Os Gaúchos venceram por 1x0 e largam em vantagem na disputa por uma vaga na grande final da Copa do Brasil. Renato Gaucho mandou a campo: Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Lua; Pedro Rocha e Lucas Barrios. Já Mano Menezes, não surpreendeu e escalou o time com Fábio; Lucas Romero, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Lucas Silva, e Henrique, Robinho, Thiago Neves e Alisson; Rafael Sóbis.

Créditos de Imagem: Giazi Cavalcante - Agência Light Press

Como já era esperado, o Grêmio pressionou o Cruzeiro desde os primeiros minutos. A intenção da equipe gaúcha era clara: Resolver a parada ainda no primeiro jogo. O Cruzeiro foi acuado em seu campo de defesa, onde se postava com 2 linhas de 4 e Sóbis e TN dando o primeiro combate só para fazer número. A bola aérea, nosso principal ponto fraco, já fez com que Fábio fizesse um milagre logos os treze. Apesar da pressão dos gaúchos, o Cruzeiro tentava atacar, mas esbarrava em uma defesa bem postada. O time de Mano Menezes em muitos lances não encontrava espaços e parecia não ter confiança em sua capacidade, sendo obrigado a recuar a bola para os zagueiros e goleiro. O Grêmio voltou às investidas e Fábio fez outra grande defesa aos 34. O primeiro tempo caminhava para o fim quando o Lucas Silva, no ataque, tentou um lançamento mas acabou mandando nas mãos de Grohe, sem nenhum perigo. O goleiro gremista liga o contra-ataque e o Grêmio, com muita eficiência, tocou a bola desde sua intermediária. Na entrada da área Luan, livre , pois Lucas Silva ainda andava de volta para a defesa, bateu no canto direito. Fabio espalmou, mas a bola foi para a esquerda e Lucas Barrios, aos 47 e totalmente livre, apenas tocou pras redes.

Mano não fez substituições no intervalo, mas Robinho iniciou a etapa final invertendo posicionamento com T.Neves. A mudança já fez com que o Cruzeiro levasse perigo ao gol de Ghroe. Aos 3 minutos, Romero sentiu uma lesão e deu lugar a Ezequiel. O “especialista” na posição entrou e não somou em nada, escancarando a carência que temos na lateral direita. Em muitas oportunidades, não voltava para ser a opção de passe para Léo, obrigando o zagueiro a tentar os chutões para o ataque. Defensivamente, comprometeu ao “fazer um pênalti em Luan”. Inicialmente o fraco juiz assinalou a penalidade, mas o auxiliar interviu e, corretamente, foi assinalada a falta, quase na linha da grande área. O Gremio mudou a postura e dava campo ao Cruzeiro. Aparentemente de forma bem consciente, aproveitando-se da ineficiência de nosso setor ofensivo. Aos 26, Raniel entrou em lugar de Sóbis, nulo mais uma vez. No mesmo instante, Ranato colocou Everton em lugar de Lucas Barrios, claramente apostando no contra-ataque para matar o jogo. Raniel se movimentava mais que Sóbis e brigava com a defesa Gremista, mas Geromel fazia jus á fama de melhor zagueiro do Brasil. Aos 37, Elber entrou em lugar de Robinho e, pelo lado gaúcho, o próprio Geromel, lesionado, saiu para entrada de Bressan. O cenário da partida não mudou e o Grêmio venceu por 1x0, dando um passo rumo à classificação ainda no primeiro tempo.

A partida de volta ocorre na próxima quarta, 23/08. O Grêmio terá a vantagem do empate. Vencendo por 1x0, o Cruzeiro leva a decisão para os pênaltis. Se tomar um gol, precisará vencer por uma diferença de dois gols. Tarefa difícil, mas totalmente possível.

Opinião #DebateZeiros: O treinador errou ao escalar Robinho aberto na direita, desperdiçando a visão de jogo do camisa 19. Pelo meio atuou Thiago Neves que, infelizmente, parecia mais preocupado em cavar faltas que jogar. Alisson era bem marcado, não vindo a ser a válvula de escape de outros jogos. Sóbis sim, manteve a regularidade dos outros jogos. Não contribuiu em nada com o time. Henrique se desdobrava na marcação pois Lucas Silva sempre deixava espaços para os meias do Grêmio, assim como no lance do gol. Apesar de mal contra o São Paulo, Hudson poderia ter sido usado, uma vez que pode atuar nas duas posições críticas do time: a volância e a lateral Direita. É evidente a falta que faz Cabral a este time.

Se antes do jogo, Mano e jogadores disseram que o Cruzeiro iria jogar para ganhar, podemos dizer que o técnico errou no posicionamento da equipe e que os seus comandados respeitaram demais o time gaúcho. Para conseguir a vaga, o Cruzeiro terá que ser cirúrgico e imponente no jogo de volta. Disputar cada bola como o ultimo prato de comida. Mano, reinvente este time. Robinho tem que jogar no meio, não na ponta! Três volantes? Três zagueiros? Enfim, faça algo que possibilite avançar os laterais para acuar a defesa gaúcha. #AvanteCruzeiro Uma batalha foi perdida, mas não a Guerra!

FICHA TÉCNICA - GRÊMIO 1X0 CRUZEIRO

🏆 COPA DO BRASIL 🏆

Semifinal - Jogo de Ida

Data: 16/08/2017

Horário: 21h45

Local: Arena do Grêmio

PÚBLICO E RENDA

Pagantes: 41.711

Presentes: 45.102

Renda: R$ 1.758.042,00

GRÊMIO

Marcelo Grohe; Edílson, Geromel (Bressan, aos 37' do 2ºT), Kannemann e Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Pedro Rocha (Fernandinho, aos 39' do 2ºT); Lucas Barrios (Everton, aos 26' do 2ºT)

Técnico: Renato Gaúcho

CRUZEIRO

Fábio; Lucas Romero (Ezequiel, aos 2' do 2ºT), Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Silva, Robinho (Elber, aos 37' do 2ºT), Thiago Neves e Alisson; Rafael Sobis (Raniel, aos 26' do 2ºT)

Técnico: Mano Menezes

Gol:

Lucas Barrios, aos 46' do 1ºT

Arbitragem: Marcelo Aparecido R de Souza - SP (CBF)

Assistente 1: Anderson José de Moraes Coelho - SP (CBF)

Assistente 2: Bruno Salgado Rizo - SP (CBF)

Cartões Amarelos:

Ramiro e Pedro Rocha

Rafael Sobis, Robinho e Ezequiel

Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe sua crítica, elogio ou sugestão para que possamos melhorar sempre!

Fale Conosco