• João Chiabi Duarte

Uberlândia 1 x 1 Cruzeiro: Placar Mentiroso

Mundo Azul,

☻ O que ficou da estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro de 2021? Antes da bola rolar era grande a expectativa de como o Cruzeiro entraria em campo, o posicionamento dos jogadores, o sistema tático que Felipe Conceição iria implementar, como seriam as estreias dos cinco novos contratados e a qualidade de jogo que poderia ser apresentada, com apenas 15 dias de trabalhos.

Uberlândia x Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro


Se o Cruzeiro esperava facilidade, não seria o gramado fofo e alto do Parque do Sabiá que iria contribuir para a implementação do jogo de velocidade que o técnico cruzeirense gosta de ver seus times atuarem, mas, fato é que o Cruzeiro tentou se impor desde os primeiros minutos de jogo, porém, falhava muito na conclusão das jogadas, perdia chances de gol e como o futebol tem os seus casuísmos, no primeiro lance de perigo do Uberlândia, o Cruzeiro sofreu o gol da máxima “quem não faz, toma”.


O time não se abateu e continuou pressionando o adversário. Criava as oportunidades, mas, fazia as escolhas de jogadas erradas, a la Sandoval Quaresma, famoso personagem da Escolinha do Professor Raimundo... na hora de tirar o dez, errava.

Até era projetada uma queda do rendimento físico na etapa final, mas, Felipe Conceição usou bem as alternativas de banco para renovar o fôlego do time, que seguiu martelando em busca do gol e perdendo chances incríveis. O tempo passava e a nossa torcida ia se enervando de ver a bola rondar o gol dos periquitos do triângulo, mas, nada de cumprimentar as redes adversárias. Mas, a maior virtude que vi foi que o time não se desorganizou, não apelou para o chuveirinho no fim de jogo e conseguiu empatar num golaço deste excelente lateral que é Cáceres numa linda ajeitada do nosso jogador mais lúcido em campo, embora tenha perdido chance indescritível (Sóbis).


A análise do nosso treinador sobre o jogo foi correta e concordo bastante com ela. "Nosso desempenho, em poucos dias de pré-temporada, foi satisfatório. Os atletas buscaram cumprir tudo que treinamos até agora, tivemos volume grande, variação de jogadas ofensivas. E, mesmo com placar adverso na maior parte do tempo, a equipe se manteve organizada, se manteve agressiva. A minha expectativa era de uma queda no segundo tempo, mas a gente conseguiu produzir ainda mais, empurramos o adversário para trás. Ficou o incômodo somente pelo placar, mas o desempenho, os atletas estão de parabéns". Temos uma margem muito grande de crescimento, até pela qualidade do elenco. Muitos atletas estrearam hoje, tivemos atleta da base estreando hoje no profissional. Tudo isso, analisando o contexto, Vejo como uma forma muito positiva nossa estreia. Incomodado com o placar, mas satisfeito com o desempenho, e perspectiva de crescimento. Se a gente conseguiu produzir muita coisa em pouco, é sinal que estamos em um caminho certo., disse o treinador.


Quando a gente analisa os lances mais relevantes da partida pode constatar, que o placar de 1 x 1 foi realmente mentiroso, mas, futebol é bola na rede. Fica realmente o incômodo pela perda dos 2 pontos, mas, o balanço do jogo não foi de negativo de forma alguma.


OS LANCES MAIS RELEVANTES DA PARTIDA:


☻ 2’ – Everton domina pelo lado direito e cruza para a área. Reis e Manoel disputam o espaço, o atacante conclui sem jeito por cima do gol de Fábio.


☺ 6’ - Cruzeiro sai com velocidade. Marcinho para Sóbis, que lança Felipe Augusto na esquerda. O atacante parte com velocidade, entra na área e solta uma canhotaça na bola que passa perto da trave esquerda de Marcão.


☺ 7’ – QUE CHANCE! - Sóbis cruza bola para a área. Felipe Augusto divide bola com Marcão, que catou borboletas e ficou caído no gramado, pedindo uma falta que não houve. O lance segue, a bola sobra para Marcinho, que domina, mas, manda uma bomba para o gol, porém, time da casa.


☺ 15’ – Pottker recebe uma ótima bola de Matheus Barbosa, entra pela direita e tenta achar alguém na área. O beque do Uberlândia desvia a córner.


☻ GOL DO UBERLÂNDIA - Everton recebe passe na direita, avança nas costas de Alan Ruschel e cruza para a área. Reis, erra a conclusão e a bola engana a Fábio, que se preparou para o chute forte, entrando devagarinho no canto direito do gol.

☺ 30’ – QUE PENA O CHUTE FRACO - Rafael Sóbis recebe passe na entrada da área, livre. Domina e chuta com a esquerda, mas sai fraco e fica fácil para Marcão.


☺ 31’ - William Pottker avança com velocidade pela direita, mas é derrubado por Felipe Recife. Alan Ruschel bate a falta e Felipe Augusto cabeceia para fora, sem muito perigo.


☺ 34’ - Felipe Augusto recebe passe na esquerda, arrisca chute cruzado e acaba resvalando o chute em Everton. Escanteio para o Cruzeiro, Marcinho com o pé esquerdo, cruza a bola da entrada da área, pela direita. Na segunda trave, William Pottker sobe mais que a marcação e cabeceia por cima do gol de Marcão.


☺ 35’ - Marcinho recebe passe na intermediária, ajeita a bola e arrisca o chute. A bola sai forte, com muito veneno e passa perto, batendo na rede pelo lado de fora.


☺ 36’ – Numa ótima sequência, o Cruzeiro segue rondando a área do Uberlândia, de novo com chute fora da área de Felipe Augusto. Ele recebe passe na direita, ajeita e, se livrando da marcação, arrisca arremate rasteiro. A bola passa perto da trave esquerda de Marcão.


☺ 41’ - Pottker avança pela esquerda e é derrubado muito próximo da entrada da área por Everton. Sóbis bate em direção ao gol e Matheus Barbosa resvala de leve na bola que vai para fora, raspando a trave de Marcão.


☺ 45 + 1’ – NA TRAVE... - Rafael Sóbis recebe passe na entrada da área, limpa a marcação de Everton e manda uma bomba. A bola explode no travessão de Marcão, pica no lado de fora do gol e a defesa uberlandense alivia.


♣ 45 + 3’ - Fim do primeiro tempo – Uberlândia 1 x 0 Cruzeiro – placar injusto.


☺ 49’ – TRAVE DE NOVO - Matheus Barbosa recebe passe de William Pottker na grande área, já na linha de fundo, pelo lado direito. Mesmo sem ângulo, ele arrisca chute, e a bola bate na trave de Marcão e vai para fora.


☺ 52 a 54’ – O Cruzeiro consegue uma sequência 3 escanteios, todos batidos por Marcinho. Nos primeiros a defesa do Uberlândia evitou as conclusões. No último Felipe Augusto ganhou dos beques, mas, cabeceou para fora. Cruzeiro segue perdendo chances.


☺ 58’ – BOA DEFESA DE MARCÃO - Marcinho cobra o escanteio forte para a área. Marcão não alcança, mas ninguém do Cruzeiro vai na bola. Pottker vai atrás da bola e acaba sofrendo falta de Léo. Marcinho cobra a falta rasteiro, fechada, direto para o canto direito de Marcão, que pula na bola e salva o Uberlândia.


60 a 63’ – Nova sequência de 4 escanteios a favor do Cruzeiro – todos mal aproveitados.


♣ Substituições no Cruzeiro – 66’ – Matheus Pereira e Adriano nos lugares de Alan Ruschel e Matheus Néris.


☺ 73’ – Mais um escanteio a favor - Pottker recebe passe na grande área. Ele limpa Bruno Maia e arrisca uma pancada. A bola bate em Mailson e sai pela linha de fundo. Após o escanteio, Matheus Pereira pega rebote, manda uma bomba, direto no canto direito do gol de Marcão, que pula na bola e espalma, salvando o Uberlândia.


☺ 75’ - Matheus Pereira cruza bola da esquerda. Matheus Barbosa cabeceia, a bola resvala na zaga, o volante pega o rebote de novo e chuta, com a bola passando à direita de Marcão.


♣ Substituições no Cruzeiro – 76’ – Claudinho entra no lugar de Matheus Barbosa


☺ 79’ – QUASE SAI GOL DE LETRA - Pottker recebe passe na entrada da área, lança Felipe Augusto na pequena área, que manda de letra. A bola passa muito perto do gol. Quase sai o gol de empate do Cruzeiro.


♣ Substituições no Cruzeiro – 83’ – Saindo Marcinho e Felipe Augusto para as entradas de Aírton e Thiago – o Cruzeiro agora é todo ataque...


☺ 84’ – Tio Sóbis inaugura o INACREDITÁVEL FUTEBOL CLUBE DE 2021 - Airton faz bela jogada pela esquerda e toca para Claudinho. Ele chuta, a bola resvala na marcação e sobra livre para Sóbis, na marca do pênalti. Era só fazer, mas o atacante chuta fraco, e a bola fica fácil para Marcão defender.


☺ 85’ – NA TRAVE DE NOVO - Claudinho chega pela esquerda, tenta o avanço, coloca a bola na frente dos adversários, mas, é derrubado por Natan. Claudinho cobra a falta para a grande área. William Pottker cabeceia na trave esquerda, e o Cruzeiro quase empata.


☺ 87’ – RASPOU !!! - Claudinho, que desta vez entrou ligado na partida, cobra o escanteio da esquerda. Weverton cabeceia na segunda trave, e a bola passa com perigo, à esquerda de Marcão.


90 + 1’ – GOL DO CRUZEIRO – Claudinho avança pela esquerda, fim de jogo. Ao invés de se limitar a fazer um chuveirinho na área, ele acha Sóbis no lado esquerdo. Tio Sóbis então, rola a bola para o chutaço de Cáceres que estufa o barbante do Uberlândia. UFA. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. É o primeiro gol do Cruzeiro no Campeonato Mineiro. Numa boa trama do time azul. Um belo gol de Raul Cáceres.

Raul Cáceres marca o gol do Cruzeiro na partida. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro


☺ 90 + 5’ – QUASE - Matheus Pereira lança a bola para a grande área. Cáceres aparece livre, cabeceia em direção ao canto direito do gol e quase vira para o Cruzeiro.


♣ 90 + 6’ – FIM DE JOGO – Uberlândia 1 x 1 Cruzeiro – Placar Mentiroso


Lances Relevantes: Cruzeiro 22 x 2 Uberlândia.



☻ SÚMULA DA PARTIDA: Uberlândia 1 x 1 Cruzeiro


♦Motivo: 1ª rodada da Fase de Classificação do Campeonato Mineiro de 2021

♦Local, Data e Hora: Parque do Sabiá, Uberlândia (MG), sábado, 27/02/2021,16:30 h

♦Gols: Reis (Uberlândia) a 25’ e Cáceres (Cruzeiro)a 90 + 1’

♦ Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli + Felipe Alan Costa e Fernanda Nandrea Gomes, com boa atuação.

Cartões amarelos: Manoel e Matheus Pereira (Cruzeiro); Marcão, Reis e Paranhos (Uberlândia)


☻Uberlândia (4-4-2): Marcão; Everton, Maílson, Bruno Maia e Gilmar; Felipe Recife, Lucas Paranhos, Felipe Pará (Douglas) e Léo (Natan); Luizinho, e Reis (Daniel).

BANCO: Vinícius (GOL), Douglas Basílio (LD) Eduardo Thuram e Willian Santana (Zaga) Judson (VOL), Natan, Medina e Neto (MEI), Daniel (ATA). Técnico: Tuca Guimarães


Cruzeiro (4-2-3-1): Fábio; Cáceres, Manoel, Weverton e Alan Ruschel (Matheus Pereira); Matheus Néris (Adriano) e Matheus Barbosa (Claudinho); William Pottker, Marcinho (Thiago) e Felipe Augusto (Airton); Rafael Sóbis.

BANCO: Vitor Eudes e Lucas França (GOL), Geovane e Ramon (Zaga), Matheus Pereira (LE), Adriano e Jadson (VOL), Claudinho (MEI), Bruno José Airton e Welinton (ATA), Thiago (Centroavante). Técnico: Felipe Conceição


☺ As homenagens desta coluna hoje vão para: Lenna Lopes, Neuber Carneiro Soares, Beth Makennel, Renatinha Batista, Fortunato, Giane Alves, Ronan Oliveira, João Vitor Viana e para o espetacular Alan Passos, a voz das 19 h na rádio Itatiaia.


☺ E de Conceição do Mato Dentro – MG e Região: O grande engenheiro Helder Carvalho Ferreira, os queridos João Bosco Costa Lima e Betânia que estão arrasando com as guloseimas da marca FEITO NO APOSENTO (cada prato sensacional), Pico Lima Guimarães, Eliezer de Souza Mattos e um alô especial para os primos Douglas e Alisson Duarte Andrade, que comandam a área de Lagoa Santa.


“Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido”


Por: João Chiabi Duarte - @JoaoChiabDuarte

Edição: Renata Batista - @Re_Battista

Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe sua crítica, elogio ou sugestão para que possamos melhorar sempre!

Fale Conosco