Pós-jogo - Cruzeiro 2x0 Tombense: Cruzeiro cria muito e faz pouco

 

Mundo Azul,

 

As Reminiscências de Cruzeiro 2 x 0 Tombense – Em função da remota possibilidade de alcançar a liderança na fase de classificação do Mineiro e também visando preservar os titulares para a partida da 2ª rodada da Libertadores, o Cruzeiro mandou a campo um time reserva reforçado pelas presenças de Dedé (estava suspenso para a 1ª rodada da Libertadores) e Thiago Neves (voltando de contusão e precisando ganhar ritmo de jogo) para enfrentar a Tombense que tem um time encardido, que aprontou a 1ª grande zebra deste campeonato ao derrotar o time de Vespasiano nas primeiras rodadas.

 

No Cruzeiro as maiores atenções recaiam sobre a volta de David (também voltando de contusão), além da presença de Fabrício Bruno atuando na zaga ao lado de Dedé. E ambos se saíram muito bem. 

 David (no centro) marcou o segundo gol do Cruzeiro na partida. Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press

 

O Cruzeiro alternou a marcação alta sufocando o time da Tombense em seu campo, forçando a zaga adversária aos chutões, com destaque para Sassá, que muito bem condicionado fisicamente, não dava descanso aos beques adversários.

 

No lado cruzeirense, destaque para a inteligência na armação das jogadas por parte de Lucas Silva e também de Ariel Cabral, que hoje fez uma partida muito boa, com bons passes.

 

O Cruzeiro criou inúmeras chances de gols, perdeu a maioria e quando não foi precipitado em alguns lances, o bandeira na dúvida dava o impedimento.

 

Mas, se o Cruzeiro controlou bem o jogo na etapa inicial, na 2ª parte o time sentiu a falta de ritmo de jogo, pois, a maioria dos jogadores atuou eventualmente e permitiu mais espaços à Tombense que chutou muitas vezes contra o gol de Rafael, que defendeu até pensamento.

 

Mano Menezes fez as substituições de Thiago Neves por Marquinhos Gabriel, ainda no 1º tempo (o craque sentiu uma leve contratura na panturrilha e preferiu não arriscar a ficar em campo e ver a contusão se agravar). Depois, tirou David que era um dos nossos melhores jogadores em campo, participando da maioria dos lances que geravam chances de gol, provavelmente porque tem a intenção de usá-lo na 4ª feira (destaque-se que David está fininho, bem condicionado e começa a mostrar o potencial que todos que o viram atuar no Vitória esperam que ele vá aportar ao nosso elenco, constrói chances de gols, é inteligente, tem boa técnica e também faz os seus gols, o que é uma valência excelente para um jogador de lado de campo) e colocou Renato Kayzer no seu lugar.

 

Eram 30’ da etapa inicial quando Vinícius Popó entrou no lugar de Sassá, mas, embora lutasse muito não conseguiu fazer o seu gol.

 

E coroou mais uma grande exibição pessoal com a defesa de um pênalti a meu ver inventado pelo bom árbitro Felipe Fernandes de Lima, pois, não vi o toque de Marquinhos Gabriel no volante da Tombense, que fosse capaz de provocar aquela pirueta espetacular e até contratura muscular. Juan, o experiente meia do time do interior, bateu no canto direito de Rafael, rasteiro, mas, o goleiro cruzeirense fez grande defesa e viu a bola no rebote ser aliviada por Dedé.

 

O jogo ficou bastante disputado e vimos o Cruzeiro incorrer no mesmo erro das últimas jornadas, o time cria muitas chances de gols, mas, anda com baixo nível de eficiência nas conclusões.

 

Os lances mais relevantes da partida

 

☺ 6’ - Orejuela chega pela linha e cruza com perigo a bola. Sassá e David não conseguem a conclusão e a bola sai pela linha de fundo.

 

☺ 11’ - Dodô cobra escanteio pela esquerda. Dedé sobe mais alto que a zaga da Tombense, porém, não pega a bola na altura correta e cabeceia por cima do gol.

 

☻ 12’ - Juan recupera bola na esquerda, após desarmar Orejuela, avança até a linha de fundo e cruza à meia altura. Rafael espalma e a zaga do Cruzeiro alivia.

 

14’ – GOL DO CRUZEIRO - Jádson troca passes com Orejuela pela direita e cruza. A zaga da Tombense desvia mal a bola que chega para Dodô na entrada da grande área. Ele bate rasteiro, a zaga alivia mal e a bola sobra para David que limpa o beque João Victor da Tombense e toma a sapatada. Bola na marca da cal. Sassá cobra com perfeição virando o pé no último minuto e faz o gol de abertura do placar. Cruzeiro 1 x 0 Tombense.

 

☻ 19’ – Juan pega uma bola entre o meio campo e defesa do Cruzeiro e recebe a falta de Lucas Silva na entrada da área do Cruzeiro. Na cobrança da falta a barreira do Cruzeiro pula, Juan bate por baixo da barreira, mas, Rafael, sempre ele, faz a defesa com segurança.

 

26’ – GRANDE CHANCE - Thiago Neves lança David. Atacante sai em velocidade, ganha na corrida dos adversários e chega cara a cara com Felipe, chuta cruzado, forte, mas o goleiro faz uma grande defesa com a perna esquerda, mandando a bola para escanteio, operando verdadeiro milagre.

 

☻ 30’ - Lucas de Sá avança pela meia esquerda, deriva para o centro e solta a perna. A bola passa à esquerda do goleiro Rafael, que reclama da liberdade que deram ao meia da Tombense.

 

37’ – IMPEDIDO - Dodô é lançado por Ariel Cabral e dentro da grande área, cabeceia para David, que manda para o fundo do gol. Mas, o bandeira para a jogada e marca impedimento, corretamente, pois, Dodô se antecipou ao lançamento.

 

42’ – GRANDE CHANCE - Dodô cruza bola da esquerda. Fabrício Bruno sobe livre no 2º pau e cabeceia forte para o gol de cima para baixo. Felipe Garcia espalma sensacionalmente. No rebote, David e Sassá vacilam e a defesa da Tombense afasta o perigo.

 

44’ – GOL MAL ANULADO - Fabrício Bruno lança a bola para o ataque. Marquinhos Gabriel sai primeiro que o marcador, chega na cara do gol e toca por cima do goleiro Felipe Garcia, fazendo um belo gol. Mas, o bandeira não percebeu que o lateral direito da Tombense do outro lado da jogada dava condições ao meia do Cruzeiro e anulou o lance, não atendendo à recomendação da FIFA, que nos lances de dúvida deve deixar prosseguir.

 

47’ (2’ da etapa final) – GRANDE CHANCE - Marquinhos Gabriel após Fabrício Bruno recuperar a bola na defesa, faz grande lançamento para David pela esquerda. Ele invade a grande área e cruza para Sassá. O atacante chega livre na pequena área, mas, atrasa um pouco a passada e chuta a bola para fora da entrada da pequena área, perdendo ótima oportunidade.

 

☺ 50’ - Bola é lançada na grande área. David cabeceia para o gol, mas Felipe faz a defesa com tranquilidade.

 

55’ – GOL DO CRUZEIRO – O Cruzeiro recupera a bola na defesa e Ariel Cabral lança a David que arranca com velocidade pelo meio e dá o passe perfeito para Dodô, que acompanhava a jogada. Dodô serve ao atacante que domina com a perna direita e bola sobe e fica à feição para o chute de canhota de primeira, mandando para o fundo do gol de Felipe e saindo em alegria incontida para celebrar o belo gol com a torcida do Cruzeiro, atrás do gol da cidade., para estabelecer Cruzeiro 2 x 0 Tombense... vai buscar lá dentro Felipe... Depois que a procissão passou, não adianta tirar o chapéu, assim narraria o grande Jota Júnior no final dos anos 60.

 

58’ – GRANDE CHANCE – David conduz pela esquerda e percebe o deslocamento perfeito de Ariel Cabral, que vai ao fundo e faz ótimo cruzamento para Marquinhos Gabriel que entra por baixo da bola e cabeceia para fora perdendo ótima chance.

 

60’ – DEFEZAÇA DE RAFAEL - O lateral da Tombense põe a bola na área. Dedé ao invés de tentar tirar de pé, tenta usar a cabeça num lance inusitado e a bola sobra limpa para Juan, que de dentro da área bate de direita no canto esquerdo de Rafael que voa e faz grande defesa.

 

61’ – OUTRA DEFEZAÇA DE RAFAEL – O meia Juan bate falta pelo lado esquerdo. Jogada ensaiada. Éverton recebe a bola na entrada da área e solta um pombo sem asa cruzado da esquerda para o lado esquerdo no ângulo. Rafael voa de novo e faz defesa espetacular.

 

☺ 63’ – Lucas Silva cobra escanteio pela direita. A bola vai na segunda trave, Cabral recebe livre, mas cabeceia mal, a bola vai para fora sem perigo para Felipe.

 

☻ 65’ – NOVA DEFESA DE RAFAEL - Everton chuta muito forte da entrada da área. Rafael espalma a bola, que sobra para Bruno que, totalmente impedido, chuta para a rede. O bandeira anula corretamente a jogada.

 

69’ – BOAS DEFESAS DO RAFAEL - Em outra jogada ensaiada, o Tombense faz cobrança de falta pela esquerda, com Lucas de Sá chutando com muita violência, para boa defesa de Rafael que espalma com uso da famosa jogada do vôlei (manchete). No rebote, Juan arrisca novo chute e o paredão celeste faz nova defesa.

 

☺ 73’ – Sassá faz grande jogada pela direita, cruza a bola e Marquinhos Gabriel perde a chance.

 

76’ – RAFAEL DE NOVO - Everton chega pela meia direita, abre espaço e arrisca chute cruzado. A bola vai no canto esquerdo do gol, mas, Rafael espalma e evita o gol. Dos 15’ aos 31’ da etapa final a Tombense por pouco não diminuiu o placar, não contava com a grande atuação do Rafael.

 

81’ – A PRIMEIRA CHANCE DE POPÓ - Marquinhos Gabriel cruza bola esquerda. Vinícius Popó que havia entrado em campo 5’ antes no lugar de Sassá, tenta o cabeceio, mas a bola é travada pela marcação e sobra para Felipe defender.

 

82’ – PENALTI MAL MARCADO – O volante da Tombense Rodrigo pega a bola na grande área, e na disputa com Marquinhos Gabriel, cai no gramado, simulando ter tomado um rapa. O árbitro entende como pênalti e marca. Juan bate no canto direito de Rafael que cai e faz a defesa parcial, abafa a Everton e vê Dedé aliviar a jogada.

 Rafael defendeu cobrança de pênalti de Juan no fim da etapa final. Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

 

A partir daí não foram observados lances que merecessem ser chamados de chances de gol.

 

Resumo da ópera : 14 boas chegadas do Cruzeiro com 2 gols, 1 gol mal anulado e 4 grandes chances de gol. Pelo lado da Tombense, foram 9 chegadas com 1 pênalti mal marcado e outras 4 grandes chances de gol evitadas por grandes defesas de Rafael.

 

Ou seja, vale a máxima que ficou como título da coluna, chegar 14 vezes e só fazer 2 gols é realmente prova de que o clube criou muito, mas, fez só 2 gols.

 

A Súmula da Partida: Cruzeiro 2 x 0 Tombense

 

♦ Motivo : 9ª Rodada da Fase de Classificação do Campeonato Mineiro de 2019.

♦ Data, Local, Hora : 10/03/2019, Mineirão, Belo Horizonte, 16:00 h

☺ CRUZEIRO: Rafael, Orejuela, Dedé, Fabrício Bruno e Dodô; Lucas Silva, Ariel Cabral e Jádson; Thiago Neves (Marquinhos Gabriel aos 36’); David (Renato Kayzer aos 62’) e Sassá (Popó aos 74’). DT : Mano Menezes

☻ TOMBENSE : Felipe; Bruno, João Victor, Reynaldo e Lincoln; Rodrigo e Lucas de Sá (Vander a 80’); Juan, Ortega (Abner aos 86’) e Everton; Ricardo Jesus (Edson, aos 58’). DT: Ricardo Drubscky

♦Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima + Guilherme Dias Camilo e Marcus Vinícius Gomes (marcou o ataque do Cruzeiro no 1º tempo). Teria sido ótima atuação, não fossem 2 erros capitais (impedimento mal marcado de Marquinhos Gabriel e pênalti mal marcado também dele).

♦Público Pagante: 6.984 +++ Público Presente: 11.756

♦Renda : R$ 106.567,00 +++ Ticket Médio: R$ 15,26 (US$ 4.12)

 

◘ As homenagens especiais desta coluna : Cecília (filha do grande cruzeirense Hugo Serelo que chegou iluminando o lar dele esta semana), além de outros aniversariantes de Março: Fabiano Figueiroa Duarte (3), Marcelo Mendicino ou Tusta (4), meu irmão e compadre José Duarte Filho e meu grande amigo Márcio Rufino (5), Leonardo Augusto Duarte Costa (6), Eliezer de Souza Mattos (8), Silvana D’el Papa (15), minhas duas filhas queridas Juliane (13) e Jordana (19) e pra finalizar, Renata Batista do DebateZeiros (25).

 

◘ E da Galera do Twitter do Cruzeiro: Alex Kim, Tiago Albernaz, Lívia Lima, Henrique Borges, Túlio Marques, Ramon Souza, Júlio Mafra, Karine Torrezane, Raylla Milena, Karla Mota Mendes e Rafael Tiú. E para botar ordem na casa convoco a grande cruzeirense Larissa Martins.

 

◘ De Conceição do Mato Dentro – MG: a homenagem aos amigos da torcida ConceicioZeiros aqui representados por Gilson Vertelo, Luiz Henrique Ribeiro Ferreira, Romero Santa Bárbara Rodrigues, Lucas Galdino, Pablo Matos, Fred Amaral, Cristiano Simões, Douglas Mourão, Josimar Gomes, Renata Cunha e Mateus Castro. E para comandar este timaço convoco Thadeu Miranda.

 

Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

 

Por: João Chiabi Duarte - @JoaoChiabDuarte

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe sua crítica, elogio ou sugestão para que possamos melhorar sempre!

Fale Conosco