• João Chiabi Duarte

Cruzeiro 3x0 Ponte Preta: Vitória convincente

Mundo Azul,


☻ Cruzeiro 3x0 Ponte pra virar a chave – Uma das coisas mais difíceis é reverter uma situação de insucessos seguidos. A gente normalmente vai perdendo a confiança e num jogo de futebol a coisa deixa de fluir naturalmente, nestas horas alguma coisa precisa ser feita, alguém tem que chamar a responsabilidade e apontar o caminho, mostrar que chances há e convencer o grupo de atletas que o objetivo traçado embora difícil é perfeitamente possível. Sem dúvida o gol de Felipe Machado em cobrança “magistral” de falta, no ângulo do ótimo goleiro Ivan, logo aos 15’ de partida, colaborou demais para que o Cruzeiro visse que era possível vencer o bom time da Ponte Preta, que inclusive figura no G4 da série B. Diferentemente de outras jornadas o Cruzeiro continuou perseguindo o gol e manteve a boa marcação no sistema defensivo, com um casamento especial da dupla Manoel e Ramon, sendo que nossos laterais hoje já conseguem marcar bem melhor, com destaque para a condição técnica e a capacidade de recomposição do Matheus Pereira, que vem sendo um jogador precioso.


Uma combinação perfeita entre Arthur Caike, Régis, Matheus Pereira e a assistência perfeita resultaram no segundo gol do Cruzeiro através de Arthur Caike. E o Cruzeiro continuou em cima da Ponte Preta com uma bola na trave de Airton, uma cabeçada de Sassá para fora, outra de Manoel também rente à trave e outra chance incrível que Sassá chutou para grande defesa do goleiro da Ponte Preta. O time campineiro sob o comando de João Brigatti só incomodou no final quando Henrique fez uma entrada de risco no atacante de Ponte e Régis outra no camisa 10 que já veio caindo para cavar a penalidade, que o juiz mandou dar sequência à jogada.


E depois de longo e tenebroso inverno, o Cruzeiro foi para os vestiários com a tal perigosa vantagem de dois gols, que eu continuo querendo todas as vezes em favor do meu time, desde que nos vestiários nosso treinador não fique dizendo que já ganhou. E isto não aconteceu, o time voltou ligado e a Ponte até esboçou uma tentativa de jogar no campo do Cruzeiro, mas, hoje com vários jogadores atuando muito bem, a gente torcia e sentia que o Cruzeiro estava mais perto do terceiro gol que a Ponte do primeiro tento. E seguiu o Cruzeiro criando chances de gol e parando no paredão Ivan. De tanto insistir num lance de bola parada Manoel fez o gol de cabeça e selou a nossa vitória. Sassá antes de dar lugar a Moreno chutou outra bola na trave. Maurício hoje entrou com vontade e acertando mais as jogadas. Vimos variações que permitiram conclusão do Matheus Pereira como se fosse um centroavante (pena que chutou mal).


Gostei das substituições de Ney Franco que terminou a partida com Rafael Luiz, Matheus Pereira, Jadsom, Maurício e Caio Rosa todos com menos de 19 anos. Enfim, depois de muitos dias vou poder dormir com mais esperança por dias melhores. O próximo desafio é simplesmente o Cuiabá, líder da série B, no sábado, na Arena Pantanal, em Cuiabá, nesta atmosfera de temperaturas muito altas em todo o país. Parada torta, mas, se mantiver a garra, a entrega, a luta e a boa pontaria de hoje, poderemos trazer uma vitória de lá.

Jogadores do Cruzeiro. Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro


Deixamos momentaneamente o Z4 da série B, foi uma ótima atuação, mas, precisamos demais de engatar uma sequência de bons resultados, não é mesmo? Jogar a toalha, nunca. O Cruzeiro pode mudar o viés nesta competição e atingir a meta.


As notas para os nossos jogadores: Fábio (7), Daniel Guedes (6), Manoel (9), Ramon (8), Matheus Pereira (8); Henrique (6) e Felipe Machado (9); Régis (8,5);Aírton (5), Sassá (7) e Arthur Caike (7,5) entraram depois Maurício (7), Jadsom (5), Rafael Luiz (5), Marcelo Moreno (5) e Caio Rosa (5). DT: Ney Franco (8).


☻ OS LANCES MAIS RELEVANTES DA PARTIDA:


☻ 2’ – Ponte Preta avança em progressão pelo lado esquerdo da defesa do Cruzeiro, a bola é enfiada para João Paulo, mas, Fábio, no dia de seu 40º aniversário sai abafa a jogada.

☺ 14’ – GOL DO CRUZEIRO - Filipe Machado tem a oportunidade de bater uma falta sofrida por Régis a 7 passos da entrada da área. O goleiro coloca 3 na barreira aventando a possibilidade de um cruzamento. Felipe Machado cobra magistralmente no ângulo de Ivan que voa, mas, não consegue chegar na bola. O nosso volante comemora intensamente e com ele todo o time. Cruzeiro 1 x 0 Ponte Preta.

☺ 26’ – Aírton recebe ótimo passe na direita e sai driblando a todos os adversários que vê pela frente, chega no fundo e alça a bola na direção de Sassá que acossado pelo zagueiro da Ponte Preta cabeceia para fora.

☺ 30’ – GOL DO CRUZEIRO – Combinação entre Arthur Caike, Regis e Matheus Pereira, que vai ao fundo e “passa a bola” para o chute de Arthur Caike, que ainda desviou na zaga e venceu ao goleiro Ivan. Cruzeiro 2 x 0 Ponte Preta. Era a primeira vez na série B que o time abria uma vantagem de 2 gols, em 12 jogos. E saiu o goleador a vibrar e ser abraçado pelo time inteiro.

☺ 38’ – NA TRAVE – Ramon recupera a bola na direita avança pela direita e cruza com curva, Sassá disputa a bola no alto com a defesa da Ponte e Régis recupera no bico da grande área, traz pra dentro e coloca com perfeição para Aírton que cabeceia para o chão e abola pica e vai no travessão e a zaga alivia para córner.

☺ 44’ – QUASE - Sassá recebe a bola de presente da defesa da Ponte Preta e do aperto de marcação de Aírton e Régis na saída de bola, adianta e chuta, mas, para na defesa arrojada de Ivani.


♣ 45 + 2’ – FIM DO PRIMEIRO TEMPO – Cruzeiro 2x0 Ponte Preta – Se por um lado o adversário não tenha feito nada de realce, o Cruzeiro foi muito contundente e a vitória por 2 x 0 ficou até barata no 1º tempo

.

♠ 55’ – Substituições no Cruzeiro – Saindo Arthur Caike e Aírton para a entrada de Maurício e Caio Rosa. Régis fica aberto no lado direito da defesa da Ponte.

☺ 63’ – QUASE - Henrique lança Régis na ponta-direita, ele com muita habilidade, traz para dentro entra na área e chuta colocado no cantinho. Ivan com grande elasticidade voa e faz a defesa.

☺ 70’ – BLITZ DO CRUZEIRO - Agora é Maurício que arranca com a bola desde o meio-campo, entra na área e chuta cruzado para nova defesa de Ivan que novamente impede o gol do Cruzeiro, mas, Régis, novamente bem posicionado recupera a bola e passa a Maurício que ajeita para a finalização de Sassá na TRAVE. Daniel Guedes faz nova recuperação de bola e chuta de canhota para a defesa de reflexo de Ivan e finalmente a zaga alivia o perigo.

♠ 72’ – Substituição no Cruzeiro – Sai Felipe Machado (tomou uma pancada de um jogador da Ponte no tornozelo, num lance que limpava a jogada para armar o contra-ataque celeste. Sem dúvida no dia que fez a sua melhor apresentação disparado com a camisa do Cruzeiro, com um jogo, objetivo, saindo todas as bolas e com pouquíssimos erros de passe) x Jadsom

☺ 76’ – IVAN DE NOVO - Maurício avança desde o meio-campo de posse de bola e ao entrar na área solta uma bomba de canhota no ângulo direito de Ivan que voa espetacularmente e põe a corner e impede a ampliação do placar pelo Cruzeiro.

☺ 77’ – GOL DO CRUZEIRO - Régis bate o corner na sequência, a zaga da Ponte alivia e a bola cai de novo com Régis, que cruza com perfeição na cabeça de Manoel que põe lá dentro e corre para comemorar com o banco inteiro. Alívio Total no Mineirão. Cruzeiro 3 x 0 Ponte Preta.

♠ 82’ – Substituições no Cruzeiro – Sassá x Moreno + Henrique x Rafael Luiz


♣ 90 + 4’ – FIM DO JOGO: CRUZEIRO 3x0 PONTE PRETA


♣ O QUE FALOU FÁBIO NO DIA DO SEU 40º ANIVERSÁRIO: “Temos que nos focar e seguir trabalhando focar no desafio, nos fecharmos, evitando dar muita atenção ao que se fala nas REDES SOCIAIS, especialmente nos que costumeiramente só enxergam o lado negativo das coisas, nestes que só puxam prá baixo. Afinal, prá puxar pra baixo já tem muita gente, não é mesmo? Sabemos que o Cruzeiro vive o pior momento da sua história dentro e fora de campo, e somos nós que podemos tirar o clube desta situação. Não imaginava nem nos meus melhores sonhos completar 40 anos, atuando num clube tão tradicional de camisa de tanta história. Agradeço a Deus no dia-a-dia a possibilidade de continuar aqui me desenvolvendo, buscando ser uma pessoa melhor e sempre um profissional melhor”.

Goleiro Fábio completou quarenta anos nesta quarta, 30/09. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro


SÚMULA DA PARTIDA: Cruzeiro 3x0 Ponte Preta


♦ Motivo: 12ª Rodada do Campeonato Brasileiro da Série B em 2020.

♦ Local, Data e Hora: Mineirão, BH, 30/09/2020, QUA, 19:15 h

♦ Arbitragem: Francisco Carlos Nascimento + Pedro Jorge Santos Araújo e Wagner José da Silva, todos da Federação Alagoana, com excelente atuação.

♦ Cartões Amarelos: João Paulo e Wellington Carvalho (Ponte Preta) + Aírton e Jadsom (Cruzeiro).

♦ Gols: Felipe Machado a 14’, Arthur Caike a 30’ e Manoel a 77’

♦ Público e Renda: não houve. Jogo sem público em função da pandemia.


☺ CRUZEIRO: Fábio, Daniel Guedes, Manoel, Ramon e Matheus Pereira; Henrique (Rafael Luiz) e Felipe Machado (Jadsom); Aírton (Maurício), Régis e Arthur Caike (Caio Rosa); Sassá (Marcelo Moreno). DT: Ney Franco

☻ PONTE PRETA: Ivan, Dawhan, Wellington Carvalho (Alisson), Luizão e Ernandes (Guilherme Pato); Neto Moura (Danrlei), Luiz Oyama, Luan Dias (Guilherme Lazzaroni), João Paulo e Bruno Rodrigues: Matheus Peixoto (Moisés). DT: João Brigatti


Troféu Bola Murcha: Hoje não diria que alguém tenha merecido.


Homenagem Especial desta Coluna: Fábio pelos 40 anos e 898 partidas com a camisa do Cruzeiro.


E de Conceição do Mato Dentro-MG e Região: Família do Eliezer de Souza Mattos & Luciana Duca Costa + Otacilinho Costa Neto & Rúbia Santa Bárbara Rodrigues, Maria Eduarda e Maria Fernanda, que são sempre minhas companhias preferidas para ir ao Mineirão e assistir o Cruzeiro jogar.


“Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido”



Por: João Chiabi Duarte - @JoaoChiabDuarte

Edição: Renata Batista - @Re_Battista

Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe sua crítica, elogio ou sugestão para que possamos melhorar sempre!

Fale Conosco