• João Chiabi Duarte

Botafogo-SP 0x1 Cruzeiro: Sextou com vitória em Ribeirão


Mundo Azul,


☻ O que restou de Botafogo-RP 0x1 Cruzeiro – Quando o Cruzeiro ganha na sexta-feira o nosso fim de semana se dá em alto astral. Mas, se por um lado a vitória foi fundamental, por outro lado mostrou a falta que nos faz um grande organizador de jogo, que possa fazer a construção de jogadas também por dentro, atrair a atenção da marcação adversária, para que o jogo pelos flancos tenha maiores chances de êxito. Várias vezes vimos o Felipão alertar aos nossos jogadores sobre a importância de não ser repetitivo no repertório e tentar pelo centro também.


O Cruzeiro não teve uma boa atuação, mas trouxe o mais importante neste momento, os 3 pontos que nos ajudam a afastar um pouco da zona de rebaixamento, para que com uma sequência de bons resultados a cota 45 seja ultrapassada o mais rápido possível. Discutia com amigos inconformados com o futebol fraco apresentado, mas a gente vê, que pelo menos, a nossa defesa não está tão exposta como em passado recente. Nos últimos seis jogos, o time sofreu apenas um gol (do Náutico). Felipão entrou com Ramon de volante à frente da zaga formada por Cacá e Manoel, Cáceres e Patrick Brey como laterais com apoio alternado, dando mais liberdade para Jadsom e Felipe Machado de tentar aproximar dos três atacantes (Aírton, Marcelo Moreno e William Pottker), mas o time não conseguiu criar lances de bola trabalhada na etapa inicial, chegando a ameaçar o gol do Botafogo com lances de bola parada. Numa destas raras chances, Moreno obrigou o goleiro Darley a fazer uma defesa muito boa.


Do outro lado, o Botafogo também não encontrou caminho para entrar na defesa cruzeirense e só ameaçou a Fábio num chutaço do lateral Val, que aliás, pega muito bem na bola, jogador inclusive a ser observado para o futuro (tem 23 anos), que deu trabalho para Fábio. Mas o saldo do primeiro tempo foi muito fraco. O Cruzeiro bem postado atrás, mas, sem imaginação, sem conseguir concluir as jogadas.


Para a etapa final Felipão voltou com Claudinho no lugar de Felipe Machado, que tomou três pancadas seguidas na parte final da etapa inicial para tentar melhorar o desempenho do setor de criação do Cruzeiro. Mas, infelizmente, o garoto de novo não estava numa jornada feliz, tentava as jogadas mas não conseguia levar perigo ao gol do Botafogo. Claudiney Oliveira, treinador do time paulista, gritou para seus comandados no ato da substituição: sai um médio e entra um meia. Perfeita a descrição. Com mais espaço o time paulista começou a “botar as manguinhas de fora”, a gostar do jogo e quando parecia que iriam abrir o placar, quem o fez foi o Cruzeiro, após combinação de Pottker e Cáceres, o lateral cruzou na raça e Aírton no segundo pau, escorou sem tirar os pés do chão, para abrir o marcador e festejar com o time todo.

Airton marca para a equipe celeste e a reação de Jadsom na hora do gol. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro


Daí para frente o Cruzeiro sustentou bem o placar, com melhoria acentuada de Patrick Brey na marcação na parte final da partida, quando travou duelo com Ronald, o “pontinha” esperto do Botafogo e venceu. E que vitória importante foi esta, o Cruzeiro foi a 13º lugar, com 23 pontos. E na próxima rodada se vencer ultrapassará o Guarani de Campinas que está à nossa frente na tábua de classificação. Neste momento, nossa realidade ainda é se distanciar a zona de rebaixamento. Mas sonhar é proibido?


☻ OS LANCES MAIS RELEVANTES DA PARTIDA:

☻ 2’ – Bola é cruzada na grande área do Cruzeiro. A defesa rebate, e EliCarlos pega o rebote na entrada da área. Chuta de primeira, e a bola passa à esquerda de Fábio.

6’ – Airton invade a grande área e toca para Moreno, que chuta para o gol. No meio do caminho, Martinelli afasta o perigo. Jadsom pega o rebote e chuta rasteiro. A bola passa à direita do gol de Darley.

15’ – Moreno recebe passe de Patrick Brey na esquerda, mas é derrubado. Bola vai ser alçada novamente para a área. Machado faz a cobrança, mas, Val tira e a defesa alivia.

18’ – DEFEZAÇA DE DARLEY - Machado cobra o escanteio pela direita. Marcelo Moreno sobe mais que a marcação e cabeceia para o gol. Darley vai na bola e salva o Botafogo.

☻ 27’ – Botafogo recupera bola no meio de campo e parte com velocidade pela direita, com Ronald. O atacante chega na entrada da área e chuta forte, cruzado. Fábio vai na bola e espalma para o lado, a defesa tira o perigo.

33’ – BOM CHUTE - Patrick Brey avança com velocidade, chega à meia esquerda do ataque, encontra espaço na marcação e quase da entrada da área arrisca o chute. A bola passa rente à trave por cima do gol de Darley.

☻ 35’ – QUE PANCADA !!! - Val recebe passe na direita, avança com velocidade e arrisca um forte chute, visando o canto esquerdo de Fábio. O goleiro cruzeirense não consegue segurar, e a bola sai a escanteio, pela direita do ataque do Botafogo.

44’ – Pottker recebe passe na direita, limpa para dentro e arrisca chute. A bola passa à esquerda de Darley


♣ 45 + 1’ – FIM DO PRIMEIRO TEMPO – Botafogo-RP 0x0 Cruzeiro


♠ INTERVALO – Substituição no Cruzeiro – Saindo Felipe Machado para a entrada de Claudinho.

☻ 61’ – Val recebe passe na direita, vê companheiros na área e cruza. Na segunda trave, Wellington Tanque cabeceia, e a bola vai sem força ao gol de Fábio.

☻ 63’ – VACILO - Cartão amarelo para Patrick, por falta em Ronald, na entrada da área. Lance pode levar perigo ao gol de Fábio. Jefferson cobra, a bola desvia na barreira que se abriu e foi para corner.

70’ – GOL DO CRUZEIRO - Cáceres recebe passe de Pottker na grande área, avança até a linha de fundo e vê Airton na segunda trave, que cabeceia no canto direito baixo do gol de Darley, a bola ainda bate na trave antes de entrar no gol.

☻ 86’ – Wellington Tanque arruma espaço na marcação e arrisca chute rasteiro, no canto direito. Fábio faz a defesa para o Cruzeiro.

☻ 90’ – QUE PERIGO - Botafogo faz boa jogada e quase empata. Wellington Tanque recebe passe na área, faz o pivô e ajeita para Matheus Anjos, que chega chutando de primeira. A bola passa com muito perigo assustando a Fábio.


♣ 90 + 5’ – FIM DO JOGO: BOTAFOGO-RP 0x1 CRUZEIRO


OPINIÃO DO COLUNISTA: Neste momento ganhar os 3 pontos era essencial. O Cruzeiro não jogou uma grande partida, mas pelo menos não sofreu demais. O time soube administrar a partida. Além de Aírton, responsável direto por mais um bom resultado do Cruzeiro, destaco a zaga do Cruzeiro pela excelente partida que fizeram Manoel e Cacá.


☻ SÚMULA DA PARTIDA: Botafogo-RP 0x1 Cruzeiro


♦ Motivo: 20ª Rodada do Campeonato Brasileiro da Série B em 2020.

♦ Local, Data e Hora: Estádio Santa Cruz, Ribeirão Preto(SP), 06/11/2020, SEX, 19:15 h

♦ Arbitragem: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN) + Lorival Candido das Flores (RN) e Luis Carlos de França Costa (RN). 4º Árbitro: Humberto José Junior (SP). Analista de Campo: Gilberto Corrale (SP. Com boa atuação, sem comprometer a marcha do placar e aplicando corretamente as advertências.

♦ Cartões Amarelos: Val, Róbson (Botafogo-RP), Fábio, Patrick Brey, Pottker e Marcelo Moreno (Cruzeiro).

♦ Gols: Aírton a 70’

♦ Público e Renda: não houve. Jogo sem público em função da pandemia.


Cruzeiro: Fábio, Cáceres, Manoel, Cacá e Patrick Brey; Ramon, Jadsom e Felipe Machado (Claudinho e depois Adriano); Aírton, Marcelo Moreno (Sassá) e William Pottker (Wellington Torrão). DT: Luiz Felipe Scolari

☻ Botafogo-RP: Darley, Val (Matheus Alessandro), Róbson, Jordan e Martinelli (Guilherme Romão); Édson Jr. (Jonata Macedo), EliCarlos, Bady (Mateus Anjos) e Jéfferson; Ronald e Judivan (Wellington Tanque). DT: Claudiney Oliveira.

☻ Homenagem Especial desta Coluna: ao meu sobrinho e afilhado Felipe Diniz Duarte, pelo seu aniversário neste sábado (07/11).

☻ E de Conceição do Mato Dentro-MG e Região: Paulo Moraes Duarte, Eduardo Leite Duarte Ferreira, Leila Gilmara Santana Duarte, Joaquim Duarte Lage Neto, Dalmar & Fabrícia< Samuel e Sarinha Duarte, Waldenia & Edmilson Muniz, Kinkas Duarte, João Pedro Duarte Lage, Laninha, Douglas & Alisson Duarte Andrade primos queridos, hoje em sua grande maioria morando em Lagoa Santa.

“Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido”




Por: João Chiabi Duarte - @JoaoChiabDuarte

Edição: Renata Batista - @Re_Battista

Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe sua crítica, elogio ou sugestão para que possamos melhorar sempre!

Fale Conosco