• DebateZeiros

Atlético-PR 0x2 Cruzeiro: Consistência

Diante de 15.984 espectadores, Cruzeiro e Atlético-PR se enfrentaram em partida válida pela 13°rodada do Campeonato Brasileiro. Em momentos opostos principalmente pelo fator anímico, as equipes buscavam a vitória por motivos diferentes. O time de Mano Menezes foi à campo com: Fábio, Romero, Léo, Murilo, Diogo Barbosa, Henrique, Lucas Silva, Alisson, Thiago Neves, Élber e Sóbis. Já a equipe paranaense jogou com: Weverton, Jonathan, Wanderson, T. Heleno, Nicolas, Otávio, E. Henrique, Sidcley, Nikão, Ederson e Eduardo da Silva.

Créditos Agência LightPress © Geraldo Bubniak / Cruzeiro

O Atlético-PR, após uma semana conturbada com demissão de treinador e êxodo de jogadores, almejava dar tranquilidade ao novo comandante na sequência da competição. Já os mineiros, vislumbravam a segunda vitória consecutiva na competição, fato que ainda não havia ocorrido no campeonato. Assim que o árbitro deu início ao jogo, ficou clara a proposta das equipes. O time celeste postado em um 4-2-3-1 na fase ofensiva, marcava em um bloco médio com duas linhas de 4 com Élber e Alisson fechando pelos lados dando liberdade pra Thiago Neves e Rafael Sóbis. Os donos da casa mostravam desorganização, pois Otávio e E. Henrique ficavam sobrecarregados, já que os meias ofensivos e os atacantes, não voltavam na recomposição defensiva.

Tendo mais posse de bola, a equipe paranaense era acéfala pela zona central e concentrava seus ataques pelos lados do campo, mas sem êxito apelava para cruzamentos da intermediária. Estes por sua vez, foram facilmente interceptadas pelos zagueiros e por Fábio. E através de uma interceptação, aos 27 minutos Fábio ligou rápido o contra-ataque com Lucas Romero, que avançou em diagonal por dentro, acionando Thiago Neves. O camisa 30, depois de conduzir a bola por alguns metros, viu a ultrapassagem de Alisson pela esquerda, que foi à linha de fundo e rolou para trás. Lucas Romero estava dentro da área e só teve o trabalho de rolar a bola para o fundo da rede de Weverton, que nada pode fazer. Cruzeiro 1x0!

Depois do gol as estratégias foram reforçadas pelos dois treinadores, contudo a obrigação de partir pra cima ficou mais exacerbada em relação aos mandantes. Sem repertório, o Atlético-PR continuou a alçar bolas na área de qualquer lugar do campo. Já o Cruzeiro, com a vantagem, controlou sem sustos a primeira etapa.

Veio o segundo tempo e, com uma mudança, a entrada de Matheus Anjos, o time rubro-negro passou a levar mais perigo a meta celeste. O jovem jogador paranaense bagunçou a defesa cruzeirense que sofreu por 15 minutos para encurtar a marcação em Matheus. Henrique foi incumbido de vigiar de perto o jogador. Após esse período de adaptação, a partida seguiu em sua rota normal com o Cruzeiro seguindo bem postada e organizada, embora segurasse pouco a bola no campo ofensivo. Percebendo isso em um primeiro momento, Mano Menezes sacou Sóbis e colocou Sassá para dar fôlego novo ao ataque celeste. Lucas Silva ainda deu lugar a Lucas Ventura (vulgo Nonoca) e Élber saiu para entrada de Rafael Marques.

Formação inicial do Cruzeiro

E quis o destino que os jogadores vindos do banco definissem a partida: Aos 41 minutos, após bela jogada de Nonoca, a bola sobrou pra Thiago Neves na esquerda, que finalizou para boa defesa de Weverton, que espalmou em um primeiro momento e na volta Rafael Marques além de dar números finais a partida, marcou seu primeiro gol com a camisa estrelada. Cruzeiro 2x0

O Cruzeiro termina a rodada no G-6. A equipe de Mano Menezes soma 20 pontos na tabela e volta à campo no próximo domingo, quando receberá o Flamengo no Mineirão às 16:00 horas.

Em um jogo tão consistente, muitos jogadores se destacaram: Lucas Romero, firme na marcação, desarmou 6 vezes e foi autor do primeiro gol da partida. Thiago Neves, que apesar de perder algumas bolas no segundo tempo, por cansaço, esteve diretamente envolvido nos dois gols celestes. Lucas Silva e Murilo, também de boa atuação. Sóbis, infelizmente, teve atuação muito discreta. Sua participação foi nula durante sua estadia em campo.

Por: Rodrigo Pereira - @_rodrigobvb

FICHA TÉCNICA - ATLÉTICO-PR 0 x 2 CRUZEIRO

13ª Rodada - Campeonato Brasileiro Data: 12/07/2017 Horário: 21h45 Local: Arena da Baixada - Curitiba PR

Público: 15.984

Renda: R$ 212.070,00.

ATLÉTICO-PR: Weverton; Jonathan (Yago, aos 39 do 2º), Wanderson, Thiago Heleno e Nicolas (Cascardo, aos 26 do 2º); Otávio, Eduardo Henrique e Sidcley; Nikão, Eduardo da Silva e Éderson (Matheus Anjos, no intervalo).

Técnico: Kelly.

CRUZEIRO: Fábio; Lucas Romero, Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique e Lucas Silva (Nonoca, aos 33 do 2º); Thiago Neves, Elber (Rafael Marques, aos 37 do 2º), Alisson e Rafael Sóbis (Sassá, aos 25 do 2º).

Técnico: Mano Menezes.

GOLS:

Lucas Romero, aos 27 min do 1º tempo;

Rafael Marques, aos 40 min do 2º tempo;

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC/CBF)

Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC/CBF)

Neuza Ines Back (SC/FIFA)

Cartões amarelos:

Thiago Heleno, Cascardo e Otávio;

Henrique

Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe sua crítica, elogio ou sugestão para que possamos melhorar sempre!

Fale Conosco