• Vinicius Matias

Ceará 0x1 Cruzeiro: Mais três pontos para o Maior de Minas!

Fala nação que acompanha o DebateZeiros, nem vou perguntar se está tudo bem com vocês, porque melhor é impossível, não é mesmo?

Jogadores comemoram o gol de Sassá, o primeiro dele no campeonato. Foto: Bruno Haddad/ Cruzeiro


Não é campeonato de gols marcados, é campeonato de pontos corridos.


Bem ao estilo Mano Menezes de ser, o Cruzeiro garantiu a terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. A vítima da vez foi o Ceará, na noite deste domingo, no Castelão. Sassá marcou o gol da vitória aos 17 minutos do primeiro tempo, o primeiro dele na competição. Apesar do placar, a partida mostrou domínio absoluto do Time Estrelado, que terminou a partida com 60% de posse de bola, o Cruzeiro parecia que estava jogando em casa.

Com o trunfo sobre o Ceará, o Time Celeste chega aos 16 pontos, sobe cinco posições na tabela e alcança a vice-liderança provisória do Brasileirão.


PRIMEIRO TEMPO


Como se jogasse dentro de casa, o Cruzeiro começou pra cima, não deu qualquer chance ao adversário. Dono de quase 70% da posse de bola nos primeiros minutos, o Time Estrelado trocava muitos passes e chegou três vezes com perigo na área dos donos da casa, todas com finalizações de fora da área, antes de abrir o placar no Castelão em jogada trabalhada. Aos 17 minutos Rafael Sobis acertou um belo lançamento para Bruno Silva na ponta direita, que encontrou Sassá na pequena área, deu boa assistência, e o atacante entrou com bola e tudo no gol. 1 a 0 (Foi o primeiro dele no campeonato).


O time celeste seguiu dominando a partida e quase ampliou o placar aos 32 minutos. Sobis finalizou da entrada da área, no rebote do goleiro, Bruno Silva acertou a trave, mas o auxiliar já havia marcado impedimento.


SEGUNDO TEMPO


O time cearense manteve a postura reativa, esperando um erro da Raposa para chegar ao gol de Fábio. E o que se viu aos 3 minutos da etapa final, foi Mancuello roubar a bola no campo de ataque, tabelou com Thiago Neves e saiu na cara de Éverton. O goleiro fez importante defesa, e mandou para escanteio.


O Cruzeiro diminuiu o ritmo, o jogo estava corrido e a maioria dos jogadores sentiram aquele famoso desgaste no meio da partida. Na primeira chance clara, o Ceará aproveitou falha de marcação de Egídio para assustar Fábio. Éder Luís finalizou de dentro da área, mas Fábio fez a defesa em dois tempos. Aos 31', o goleiro cruzeirense teve outra boa atuação na finalização de Romário. Apesar dos dois sustos, o controle do time estrelado prevalecia sobre as tentativas dos Cearenses. A vitória garantiu a vice-liderança ao Cruzeiro.


Vitória fundamental do Cruzeiro, que chega ao segundo lugar com sua quarta vitória seguida. E mantendo a regularidade que é importante no campeonato. Novamente um jogo com controle de bola e com maturidade da equipe que mostra confiança e o mesmo padrão de jogo, mesmo com desfalques, é normal que o time não consiga manter o ritmo de jogo durante os noventa minutos. Com desgaste, e com nenhum jogador de velocidade gera essa dificuldade de reação na partida. Hoje, mesmo com o placar magro o importante foi ter vencido e somado mais três pontos.


Opinião: O Modelo de jogo que o Cruzeiro vem vencendo foi justamente o que fez o time embalar e subir na tabela de classificação. O time celeste poderia até ter imprimido um ritmo mais agressivo em algumas partidas, mas nas partidas seguintes o desgaste iria ser bem maior. Enfim é o que vem dando certo, e que continue assim.


Destaques: Grande jogo do Sobis, Dedé e Egídio, Lucas Silva e Romero dão outra dinâmica na volância, a defesa não fica tão exposta.


Quem foi mal: Mais um jogo ruim do Thiago Neves, pouco acrescentou no jogo de hoje, parece que o meia não consegue render sem Arrascaeta e Rafinha. Tomara que nessa parada pra Copa ele se recupere o seu futebol, pois sempre foi decisivo nas horas difíceis.


O Cruzeiro agora retorna a Belo Horizonte, onde recebe o Vasco na próxima quarta-feira, às 21h45, no Mineirão. Será o último jogo da equipe celeste na capital mineira antes da parada da Copa do Mundo.

ESTATÍSTICAS

Ceará x Cruzeiro

(42% Posse de bola (58%) (4) Chutes a gol (6) (1) Escanteios (6) (1) Impedimentos (2) (18) Chutes livres (14) (13) Faltas (16) (2) Cartões amarelos (4) (0) Cartões vermelhos (0)

FICHA TÉCNICA

Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro Local: Estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão, em Fortaleza (CE) Data e horário: 03/06/2018 (domingo), às 19h Ceará: Everson; Patrick, Valdo, Rafael Pereira e Romário; Richardson, Fabinho, Ricardinho (Juninho Piauiense) e Wescley (Éder Luis); Douglas Coutinho (Javier Reina) e Arthur. Técnico: Jorginho. Cruzeiro: Fábio; Edilson, Leo, Dedé e Egídio; Lucas Romero e Lucas Silva; Bruno Silva (Mancuello), Thiago Neves e Rafael Sobis (Marcelo); Sassá (Raniel).Técnico: Mano Menezes. Gol: Sassá (17'1ºT) Cartões amarelos: Bruno Silva, Sassá, Rafael Sobis e Lucas Silva (Cruzeiro); Arthur e Juninho Piauiense (Ceará) Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ) Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)

#AvanteCruzeiro

Por: Vinícius Matias - @viniciusmatias1

Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe sua crítica, elogio ou sugestão para que possamos melhorar sempre!

Fale Conosco